Após décadas de presença masculina nos negócios, as mulheres têm protagonizado o cenário quando o assunto é empreendedorismo. Nesse sentido, a construção de metodologias e de ferramentas como o Canvas de Empreendedorismo Feminino se faz necessário por sistematizar cada vez mais o alcance de resultados de impacto para as empreendedoras.
Ainda que com inúmeros desafios, o empreendedorismo feminino, caracterizado por um conjunto de negócios idealizados ou comandados por mulheres, traz benefícios visíveis e potentes para o mercado de trabalho. Podemos listar a diversidade nas empresas, aumento de empregos, fortalecimento da presença feminina na economia e na comunidade a qual elas fazem parte. Afinal, quanto mais as mulheres crescem, maior é o ganho para a sociedade!
Empreendedorismo feminino e a inovação no Brasil
No Brasil, a presença das empreendedoras cresce a cada ano e o país ocupa a 7ª posição no ranking de mulheres à frente de novas empresas, de acordo com uma pesquisa do GEM (Global Entrepreneurship Monitor). Dados do LinkedIn corroboram a informação e uma pesquisa realizada pela rede social, que tem como foco as relações de trabalho, apontou um aumento de 41% na criação de novos empreendimentos liderados por mulheres durante a pandemia.
Porém, quando falamos da representação da liderança feminina brasileira, esse número cai. Enquanto no país o percentual é de 27%, a média global é de 31%. Isso mostra que, apesar do crescimento, ainda são necessárias ações afirmativas e intencionais para a ampliação deste número no Brasil.
Outro dado relevante dentro deste contexto é que as mulheres se capacitam mais. Ainda que 69% das empreendedoras já possuam ensino superior completo ou mais, segundo pesquisa de 2019 do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), 45% das mulheres já realizaram algum curso de formação ou capacitação em empreendedorismo.
Entendendo que uma boa experiência nessas formações contribui para o crescimento desses números, a ampliação da representação feminina em cargos de liderança e redução nas barreiras que envolvem a criação e manutenção de novos negócios, o Instituto Cória vem trabalhando de forma efetiva em prol do empreendedorismo feminino.
Só em 2022, mais de 2.000 empreendedoras contaram com o apoio em programas específicos, em 15 estados brasileiros. O número representou 80% do total de pessoas atendidas no ano. Tudo isso ancorado por uma metodologia própria, criada especialmente para atender mulheres em diversos segmentos, estágios, condições socioeconômicas e regiões.
Metodologia de empreendedorismo feminino: o que é e como funciona
Metodologias educacionais são essenciais para apoiar a formação de pessoas empreendedoras, em especial quando se faz necessária uma base específica sobre determinados assuntos ou quando estas fazem parte de um grupo empreendedor com muitas particularidades. Todavia, não há como classificar as mulheres de forma homogênea.
Além de motivações diferentes, as empreendedoras buscam estratégias distintas na busca por equilíbrio entre suas demandas recorrentes. Sejam essas no trabalho invisibilizado pela economia do cuidado ou em suas carreiras.
Por isso, ao pensar em criar uma metodologia de empreendedorismo feminino, além de estudar as entregas e pesquisas já existente no mercado nacional e internacional, o Instituto Cória procurou ouvir diversas mulheres que empreendem, em diferentes estágios e classes socioeconômicas e definiu três pilares para sua base metodológica.
Linguagem
Além de acessível, é necessário, numa metodologia, trabalhar com uma linguagem inclusiva e/ou entendida por todas, considerando que muitas vezes termos técnicos ou estrangeiros afastam as alunas da aprendizagem.
Eu-empreendedora
Os desafios e os desejos da mulher que empreende precisam ser levados em consideração para além das suas capacidades técnicas. Ou seja, é necessário compreender também seus anseios emocionais, além de trazer para o centro do negócio as potências e ambições pessoais.
Inovação
Para o Instituto Cória, inovar é resolver problemas reais e isso pode acontecer em todos os negócios, independente se é tradicional ou de tecnologia. Para a metodologia, o campo da inovação pode acontecer no modelo de negócio, nos processos, no impacto causado no mercado ou no marketing, por exemplo.
Após essa definição, e com o intuito orientar as mulheres durante os programas, foram criadas ferramentas exclusivas e autorais para ajudar na construção de uma mudança de pensamento e comportamento empreendedor.
Importância de ferramentas metodológicas para programas de empreendedorismo feminino
As ferramentas da metodologia de empreendedorismo feminino foram criadas com a finalidade de complementar as trilhas de conteúdo dos programas atendidos e auxiliar as mulheres em suas jornadas empreendedoras. Ao todo, são quatro ferramentas que acompanham as alunas durante as trilhas de capacitação.
Autodiagnóstico
Por meio de um conjunto de perguntas, a empreendedora avalia a si e ao seu negócio. A ferramenta de Autodiagnóstico serve para que a aluna comece a analisar quais são as maiores necessidades do seu empreendimento e mapear seus objetivos durante a jornada de aprendizagem.
Perfil Empreendedora
Com os resultados do Autodiagnóstico, é possível mapear quais perfis a empreendedora precisa adotar para atingir os resultados necessários na evolução do seu negócio. Dentre eles estão os perfis: Exploradora, Mobilizadora, Fazedora, Vendedora, Estrategista e Gestora.
Tanto o Autodiagnóstico quanto o Perfil Empreendedora foram inspirados e adaptados do Caminho Empreendedor. A metodologia, já auxiliou mais de 30 mil pessoas empreendedoras e traz uma análise situacional.
Guia de trabalho
O Guia de Trabalho serve para guiar e dar suporte às empreendedoras durante seu período de capacitação e aprendizado. O mesmo envolve exercícios extras, links de matérias e materiais que funcionam como referência e inspiração ao longo da jornada.
Canvas de Empreendedorismo Feminino
A ferramenta funciona como um mapa visual que descreve o que permeia o universo da mulher empreendedora e o seu modelo de negócio. Assim, a empreendedora pode lançar um olhar mais apurado sobre si mesma, o seu projeto/negócio e sua rede de apoio.
Como funciona o Canvas de Empreendedorismo Feminino?
A palavra Canvas significa tela, e tão simples quanto o seu significado, representa uma ferramenta de planejamento estratégico na forma de um quadro visual. Nele, é possível ter uma visão do todo de um produto ou serviço, bem como os pontos necessários para o seu funcionamento. Com efeito, o instrumento permite o desenvolvimento e esboço de novos ou já existentes modelos de negócio.
Durante a construção da metodologia de empreendedorismo feminino, o Instituto Cória entendeu que o uso dos Canvas já disponíveis no mercado não entregavam o suficiente dentro do contexto social, cultural e emocional das mulheres que empreendem ou procuram empreender.
Diante disso, surgiu-se a necessidade da criação do Canvas de Empreendedorismo Feminino. Logo, buscou-se compreender estudos já consolidados no mercado, como o método “Effectuation” de Saras Sarasvathy. A teoria defende o aprendizado por meio da tentativa e erro, o famoso “aprender fazendo”. Além disso, o Ikigai, conceito que surgiu no Japão e ganhou popularidade nos últimos anos por evidenciar a importância das questões existenciais para o sucesso e felicidade das pessoas, tanto na área profissional, quanto pessoal, também serviu como inspiração.
Com base nisso, o Canvas de Empreendedorismo Feminino está dividido em 3 blocos: o LÍDER, o INOVAÇÃO e o IMPACTO. Confira no que consiste cada um deles a seguir!
Bloco LÍDER
Neste campo, a empreendedora é convidada a refletir sobre sua percepção como mulher que empreende, entendendo quem ela é, destacando o que lhe motiva pessoalmente e profissionalmente, identificando seus potenciais, o impacto que pretende deixar no mundo e suas ambições na vida e nos negócios. Este bloco é composto por 4 campos de preenchimento:
- Eu-Empreendedora
- Potências
- Qual impacto eu deixo no mundo
- Ambições
Bloco INOVAÇÃO
Em seguida, o bloco LÍDER do Canvas de Empreendedorismo Feminino visa refletir o negócio em que a mulher empreendedora atua ou deseja atuar. Essa etapa traz 11 campos e foi inspirada no Lean Canvas e no Canvas Business Model. Aqui, ela precisa responder a forma em que cria, captura e entrega valor:
- Qual problema você resolve
- Segmento de clientes
- Produto ou serviço
- Proposta de valor
- Relacionamento com clientes
- Canais
- Parcerias Principais
- Atividades Principais
- Recursos Principais
- Estrutura de Custos
- Fonte de Receita
Bloco IMPACTO
O último bloco do Canvas propõe a reflexão de que “uma andorinha só não faz verão”. Para isso, após considerar as potências, o impacto que a empreendedora pretende deixar no mundo, suas ambições e o seu modelo de negócio, a proposta é que ela visualize quem ao seu redor pode contribuir e lhe ajudar a alcançar tais objetivos o quanto antes. O intuito é fazê-la olhar para o ecossistema a sua volta, respondendo a 2 campos:
- Sua rede
- Sua comunidade
A importância da ferramenta Canvas para mulheres empreendedoras
O Canvas de Empreendedorismo Feminino pode ser aplicado para qualquer mulher que empreende, independente do estágio do seu negócio. Validado em programas de capacitação de mulheres nos últimos 3 anos, a ferramenta foi consumida por quem já empreende ou quer começar um negócio. Além disso, já foi utilizada por empreendedoras de negócios tradicionais, agronegócios e de startups.
Por ser uma ferramenta viva, que permite mudanças a partir das validações das hipóteses levantadas durante a construção do negócio, ela auxilia as alunas durante toda a jornada e perpetua-se após o término das trilhas de conteúdo.
A empreendedora e arquiteta de interiores Katrine Sant’ana, ex-aluna do Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios de Santa Catarina nos anos de 2021 e 2022, traz em depoimento a sua percepção sobre a ferramenta:
“O Canvas de Empreendedorismo Feminino ajudou a descobrir a Katrine que eu nem lembrava mais que existia e me abriu os olhos para desenvolver outras habilidades além da técnica construtiva. Auxiliou 100% na criação do meu escritório, me entregando, de forma simples, respostas para desenvolvê-lo e alavancar as vendas, sempre priorizando resolver os problemas reais dos meus clientes.”
Katrine Sant’ana, ex-aluna do Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios de Santa Catarina nos anos de 2021 e 2022.
A empreendedora afirmou que a flexibilidade do uso da ferramenta a permitiu desenvolver um serviço de consultoria exclusivo para mulheres empreendedoras que buscam mudar seus ambientes de trabalho sem precisar fazer grandes obras.
Como o Instituto Cória atua para fomentar o empreendedorismo feminino inovador?
Criado e praticado por um time composto 100% por mulheres, a metodologia de empreendedorismo feminino e suas ferramentas refletem nossa preocupação em contribuir para o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres, e em trazer representatividade durante a aplicação dos programas. Para além de programas exclusivos para mulheres, toda a capacitação é conduzida por empreendedoras do mercado. Isso garante às alunas uma experiência mais empática e referenciativa de gênero.
De acordo com Josy Santos, Diretora do Instituto Cória, “programas de empreendedorismo feminino são necessários para liberar o potencial de mulheres empreendedoras ao desenvolver suas lideranças, seus negócios e o ecossistema de que fazem parte.” O papel do Instituto é apoiar, através de metodologia própria, o desenvolvimento dessas capacidades, proporcionando-lhes liberdade para inovar.
“O Canvas de empreendedorismo feminino é uma representação clara de que não há como separar a empreendedora do seu negócio”. Além disso, a Josy reforça que, dentro de um universo de inovação e empreendedorismo, desenvolver uma metodologia específica para esse público, além de potencializar os aspectos socioemocionais para os negócios liderados por mulheres, é também uma forma de contribuir para que tenhamos cada vez mais um ambiente de negócios diverso, inclusivo e sustentável.
Compromisso com os ODS e ESG
Por fim, também é importante citar que todo o impacto resultante das iniciativas capitaneadas pelo Instituto Cória, dentro do universo do empreendedorismo feminino, contribuem para a agenda 2030 da ONU. A iniciativa visa, de forma coletiva, incentivar a sociedade a dissociar o crescimento econômico da pobreza, desigualdade e mudanças climáticas. Diante deste cenário, a implementação da metodologia de Empreendedorismo Feminino colabora diretamente com os ODS 5 – Igualdade de gênero; ODS 01 – Erradicação da pobreza; ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico e o ODS 10 – Redução das desigualdades.
Do mesmo modo, para que não reste dúvidas quanto a importância da valorização das lideranças femininas no ambiente dos negócios, uma pesquisa recente publicada na Revista GV Executivo mostra a relação positiva entre o desempenho em ESG quando as mulheres estão à frente de diretorias e conselhos de administração. Isso porque, elas são mais sensíveis às questões ambientais, sociais e de governança, desenhando estratégias e práticas com foco na sustentabilidade de forma mais comprometida.
Promova o empreendedorismo Feminino com o Instituto Cória
Por fim, a criação da metodologia de empreendedorismo feminino só reforça o seu compromisso em promover a prosperidade por meio da inovação. Ademais, estar atento às questões de gênero é apenas mais um dos caminhos quando o assunto é contribuir para gerar um impacto positivo para a comunidade empreendedora a qual muitas mulheres querem fazer parte.
Entre em contato com o Instituto Cória pelo e-mail [email protected].
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